Cebit tem TV que transmite aromas e PC que reconhece seu humor


03/03/2009
As máquinas serão cada vez mais capazes de simular realidade e causar sentimentos —e não só gerá-los, mas também descobri-los. Com TVs capazes de emitir aromas, o Pavilhão do Futuro da Cebit 2008, maior feira de tecnologia do mundo, também revelou computadores capazes de descobrir se você está feliz ou triste.

A Emotional TV era atração no estande do Fraunhofer Institute, reconhecido também pela criação do formato MP3. Com uma tela curva que simula a visão normal (periférica), ela possui uma máscara de ar que pode trazer cheiros dos lugares vistos na tela para aumentar as sensações. E para tornar o que se vê na tela ainda mais real, está sendo desenvolvida pelo instituto uma tela com sensação de três dimensões que dispensa o uso de óculos.

A tela em 3D é feita com a imagem entrelaçada —parte dos pixels vem da esquerda e parte da direita. Sobre a tela, há um vidro com linhas pretas. Assim, o olho da esquerda só vê os pixels da esquerda e o olho da direita, apenas os da direita —a barra preta cobre o outro lado.

Para ver em 3D, basta sentar por alguns segundos em frente à tela, até que ela se ajuste a seu olhar. Na feira, a Visumotion também apresentou telas em 3D e câmeras que filmam em três dimensões.

Falando em TV, foi apresentado também o WiMAC (Wireless Media and Control at Home), que promete deixar a casa totalmente conectada sem a necessidade de fios. A TV passa a combinar diversas funcionalidades, como reproduzir mídia do computador ou da Internet. Todos os equipamentos da rede se configuram automaticamente funcionando no sistema Plug and Play. A empresa Loewe comprou a tecnologia e já faz televisores com a capacidade de se conectar aos demais dispositivos.

PC detecta humor

Além da busca por tornar mais real a interação do homem com a tecnologia, as pesquisas também procuram o caminho contrário, o de reconhecer o usuário. Assim, o Fraunhofer Institute desenvolveu o Real Time Face Detector, que detecta em tempo real as expressões faciais.

Ele reconhece rostos masculinos e femininos e calcula o grau de felicidade, tristeza, surpresa ou braveza da pessoa analisada em poucos segundos. Para fazer este trabalho, o software analisou rostos de diversas pessoas e definiu parâmetros para cada "sentimento". Por semelhança, ele diz qual o seu estado de espírito. Quer tentar? Baixe o programa.

Também do instituto, o Photo Facefinder faz busca por semelhanças nas imagens: você escolhe a foto de uma flor, por exemplo, e o programa encontra fotos de outras flores parecidas. Quanto mais parâmetros tiverem, maior vai ser o número de fotos semelhantes. O mesmo mecanismo deve ser usado para encontrar rostos de pessoas em fotos.[

Por enquanto, o software apenas encontra rostos (no escuro, de lado, com óculos etc), mas ainda não consegue reconhecer os rostos para efetuar a busca. Chisten Heuback, um dos desenvolvedores do programa, diz que em breve será possível procurar por rostos tanto em fotos como em filmes. Sua equipe também desenvolveu o Video Structure Detection, que permite segmentar vídeos em partes temáticas. Assim você pode ir direto à parte que interessa em uma reportagem, por exemplo.

Áudio sem perdas

Criadores do MP3, os pesquisadores do Fraunhofer Institute trouxeram mais uma evolução dos arquivos digitais de áudio. O HD-AAC pode reproduzir música sem perda de dados na compressão. Baseado no padrão MPEG-4 SLS, a extensão preserva os 24 bits em que as músicas são produzidas atualmente, com qualidade de áudio superior a de CDs.

Um ponto forte é a versatilidade você pode escolher a taxa de bits que quer usar na compressão, dependendo do destino do arquivo final, e ainda pode rodar em qualquer player com suporte ao formato AAC.

Além disso, o MP3 deixa de ser estéreo para se tornar surround, com o som saindo de mais canais. A compressão é diferente, o que gera menor perda de dados e melhor qualidade no som. O bitrate alcança os 192 kbps em 5.1 canais.

É possível converter arquivos em estéreo com o MP3 SX, codificar músicas diretamente em MP3 Surround com o MP3 Surround Encoder, capturar, codificar e distribuir o som em streaming com o MP3 Surround SHOUTcast Broadcaster e ainda ouvir às músicas com o Software MP3 Surround Player.

Com o Ensonido, dá para ouvir som surround em fones de ouvido comuns. Ele simula a recepção normal do som no ouvido humano. Para ouvir uma webrádio com MP3 Surround acesse Bit Express.

Ainda no campo da música, para colocar ordem em seus arquivos e encontrar canções semelhantes, a Mufin apresentou seu MusicFinder, programa que reconhece a música que você está ouvindo e mostra outras parecidas.

Ele analisa propriedades de som como picos de áudio, tons, vozes e instrumentos. É possível buscar no HD, em MP3 players, celulares e na Internet. Você pode fazer o download gratuito na página do desenvolvedor.

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia, em Hannover (Alemanha)


Publicado por: Bira Castellano

       

Notícias