Prêmio Top of Mind Internet


14/05/2009
O UOL e o Datafolha divulgaram nesta quinta-feira (14) o resultado do terceiro prêmio Top of Mind Internet, pesquisa que reconhece as marcas mais lembradas pelos usuários que navegam na web.

O prêmio se divide em 22 categorias regulares, além de três especiais. Os entrevistados foram questionados a respeito de qual marca lembram em primeiro lugar em cada uma das categorias pesquisadas.

As três categorias especiais -top teen (usuários entre 14 e 19 anos), feminino e heavy user- foram vencidas por McDonald's, Natura e Net, respectivamente.

A LG foi tricampeã em duas categorias -DVD player e TV. Fiat e Volkswagen dividem pela terceira vez consecutiva a liderança na categoria automóvel.

Outras marcas tricampeãs foram: Skol (cerveja), Coca-Cola (refrigerante), McDonald's (lanchonete), Nike (artigo esportivo), Visa (cartão de crédito), Gol (companhia aérea), Sony (câmera digital), Brastemp (refrigerador), Net (tv por assinatura), Lojas Americanas (e-commerce) e Natura (produtos de beleza).

Entre as bicampeãs, figuram Dell e LG (computador e notebook), Nokia (telefone celular) e Itaú (bancos).

A categoria plano de saúde consta pela primeira vez do Top of Mind Internet, e a vencedora foi a Unimed.

Comunicação com o consumidor
O diretor-geral do UOL, Marcelo Epstejn, explica que o objetivo do Top of Mind Internet é fornecer subsídios para as empresas perceberem o quanto a internet pode colaborar para o sucesso de seus produtos e serviços. Ele afirma que o prêmio estimula os ganhadores e também os concorrentes a continuarem investindo na propaganda online.

"O UOL, como líder de audiência, tem a obrigação de estimular o mercado, as empresas e os anunciantes a perceberem qual o valor que a internet pode agregar aos seus produtos e serviços. O importante é que estamos levando para as empresas os padrões de percepção do mercado consumidor e mostrando o valor que o investimento em marketing online pode gerar para as empresas."

Segundo o diretor da Datafolha, Mauro Paulino, responsável pela pesquisa, o Top of Mind Internet mostra que as ações em marketing na internet funcionam. "Na pesquisa notamos que as marcas mais lembradas e presentes na mente das pessoas são justamente aquelas que mais realizaram investimento em ações de marketing na internet", afirmou Paulino.

Paulino disse também que a pesquisa revela a cada ano mudanças nos resultados porque o público da internet é muito mais crítico e tem acesso maior à informação. Por isso, acaba trocando de marcas com mais facilidade conforme conhece novas propagandas e novas facilidades que lhe são oferecidas.

O diretor de Publicidade do UOL, Enor Paiano, afirma que a pesquisa ajuda a orientar as empresas em suas estratégias para falar com o consumidor.

"O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano. Por isso a importância do Top of Mind Internet, que serve como principal referência para empresas e agências a respeito do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web."

Segundo Paiano, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos, como uma região do país ou uma certa faixa etária -informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.

Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha de 19 a 22 de fevereiro de 2009 em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília e ouviu 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No caso de empate técnico entre duas marcas dentro da margem de erro, foi utilizado o conceito de "awareness" (o total de todas as marcas lembradas) como critério de desempate.

Da Redação (UOL)


Publicado por: Bira Castellano

       

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