Morte de ex-BBB Eliéser e pornô entre Cacau e Morango viram isca para golpes


11/03/2010
Dois e-mails, com os remetentes "bomba@folha.com.br" e "fofoca@folha.com.br", estão circulando pela internet com falsas informações sobre participantes do Big Brother Brasil 10. Um deles promete imagens de um acidente de carro que levou à morte do participante Eliéser e o outro fotos de um trailer de filme pornô com as ex-sisters Cacau e Morango. No entanto, apesar dos e-mails terem o layout da versão online da Folha, ambos se tratam de uma tentativa de golpe virtual. As informações são da empresa de segurança Symantec e foram divulgadas no Twitter do Norton Brasil

Em comum, as falsas mensagens contêm erros de pontuação como “Segundo informações apuradas o acidente aconteceu logo após a saída do brother da casa” (sic) e links do tipo “Veja as imagens” e “Confira”. Após o usuário clicar, iniciará o download de um programa que tem como objetivo roubar informações pessoais e financeiras.

Esse tipo de golpe online é conhecido como phishing e, geralmente, o conteúdo está associado a algum assunto que esteja muito em voga, que inspire a curiosidade do leitor.

No mês passado, em função da saída da participante Tessália, correu pela internet um golpe parecido, prometendo um vídeo de sexo entre Tessália e Michel embaixo do edredom.

Na ocasião, o gerente de suporte técnico da McAfee, José Matias, alertou para os perigos de clicar nesse tipo de e-mail. “Se o internauta clicar e baixar algum tipo de conteúdo, o golpista pode tomar conta da máquina do usuário e fazer ataques através dela.”

Segundo ele, fatos de grande repercussão acabam servindo de isca. “Os spammers se aproveitam de ocasiões como BBB, queda do avião da Air France, Copa do Mundo, entre outros para aplicarem golpes”.

Para ajudar na prevenção desse tipo de ataque, José Matias deu algumas dicas:

Se você receber um e-mail estranho, mesmo de um remetente conhecido, certifique-se se ele é verdadeiro, ligando para a pessoa ou, no caso de uma loja na internet, consultando se a promoção é verdadeira.

Desconfie de e-mails com assuntos que aguçam muito a curiosidade.

Na maioria das vezes, este tipo de e-mail vem com algum link. É recomendável colocar o cursor em cima e verificar se o site, para o qual o link vai te levar, é conhecido.

Mesmo com todas essas dicas, é importante ter uma ferramenta de antivírus ou um firewall instalado no PC.


Publicado por: Da Redação

       

Notícias